Seu corpo está aqui, mas e você? Onde está?

Por Juliana Moraes – CRP 01/21185

Psicóloga

Priscila Ferrera, Nutricionista

Onde você está?
Que horas são?
Quem é você?

Nós temos uma tendência a pensar no futuro e no passado. No entanto, esses comportamentos podem estar intimamente relacionados ao sofrimento humano, em especial, quando se deixa de vivenciar o momento presente, focando em determinados eventos que ocorreram no passado ou se preocupando excessivamente com o futuro.

Reflexao sobre viver o momento presente

Vamos fazer uma reflexão: com que frequência você se pegou pensando nas atividades que teria que desenvolver e acabou não fazendo o que deveria no momento presente?

Quantas vezes, enquanto vê o seu Instagram, X, ou TikTok, você se lembrou de momentos do passado ou do futuro e não focou no que estava vendo?

A armadilha é sutil, e facilmente somos envolvidos.

Quais são os efeitos quando deixamos de vivenciar de fato as contingências dos eventos presentes? Já parou para pensar?

Estamos cercados de estímulos e somos incentivados a realizar várias atividades ao mesmo tempo, por exemplo, podemos jantar, assistir ao jornal, jogar, enviar mensagens a um amigo pelo WhatsApp e responder a um e-mail com facilidade e rapidez. No entanto, logo em seguida, é provável que sejamos incapazes de descrever com detalhes o sabor do que comemos.

Não se trata de desconsiderar a história ou os sonhos em relação ao que virá, mas de se permitir saborear cada experiência, vivendo de fato o momento presente.

Afinal, somente no presente encontramos ferramentas para transformar nossos projetos em realidade, pois se assim não o fazemos, e focarmos no que passou ou no que imaginamos que possa vir, os projetos existirão sempre como possibilidades e não realidades!

A meta não é atingir a felicidade, no que se refere à definição do termo como infinito bem-estar, mas sim, construir uma vida mais plena, rica e significativa, o que certamente envolve lidar com novos eventos privados (sem a busca pelo controle), bem como vivenciar o presente.

Que tal você observar o que está sentindo neste momento? Foque na sua respiração e em cada parte do seu corpo; leve o tempo que precisar.

Onde estou? Aqui!
Que horas são? Agora!
Quem sou eu? O momento!
Viva o aqui, o agora e sinta o momento!

Voltar para Blog.